Powered By Blogger

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

“ Ninjas”: seis meses a combater o crime

O NN acompanhou o Núcleo da PN “ninjas” numa operação policial aos bairros de São Vicente. Nesta operação os “ninjas” interceptaram 15 jovens do gang Pintchá Andor que tencionavam pôr fim a uma actividade na Bela Vista. 
 
 
 A presença regular do núcleo da PN nos bairros fez diminuir o número de assaltos na via pública. Por outro lado já não há ocorrências de conflitos entre gangs, nem violência gratuita nas ruas de Mindelo.
O NN constatou que há uma nova realidade em São Vicente no que toca a paz e segurança na via pública. Um cenário diferente daquele que os cidadãos viviam há mais de seis meses, com registos de caçubodis todos os dias, guerras de gangs aos fins-de-semana. Hoje os sãovicentinos circulam a qualquer hora da noite, e em qualquer ponto da ilha.
Eficácia
Os “ninjas” demostraram ser um núcleo capaz de enfrentar qualquer situação, pois actuam de forma táctica e rápida. A eficácia do seu trabalho ficou provada após uma incursão a zona da Bela Vista. Os “ninjas” foram accionados por que o gang Pinchá Andor pretendia pôr fim a uma actividade no polivalente daquele bairro.
O colectivo deslocou-se para o local em sentido de emergência para averiguar os factos. O NN acompanhou uma parte do núcleo que fez a detenção de sete indivíduos nas imediações do polivalente.
O segundo grupo seguiu em direcção a PMI da Bela Vista, onde acabaram por deter oito jovens. A acção dos “ninjas” evitou uma possível guerra entre jovens da Bela Vista e Ilha de Madeira. Pois nessa investida foram detidos 15 elementos do gang Pinchá Andor e quatro jovens da Bela Vista.
Esforços
Os “ninjas” não  têm medido esforços para fazer baixar os índices de criminalidade na ilha de São Vicente. Já lá vão seis meses que o núcleo combate a criminalidade que assolou Mindelo.
Pois a onda de delinquência fez com que muitos  se refugiassem nas suas casas com medo dos bandidos, mas agora devido à presença diária dos ninjas, são os bandidos é que se escondem nas suas residências.
Os “ninjas” não poupam esforços para interceptar os marginais, por isso todos os dias percorrem os bairros de São Vicente. Pois afirmam que vieram para mudar o panorama da criminalidade nesta ilha. E não irão dar tréguas aos indivíduos que infringem a lei.. E que estão preparados para enfrentar os riscos desta nova tarefa no combate a criminalidade.
Elogios
Contudo notou-se que o trabalho dos “ninjas” é elogiado pelos moradores. NN testemunhou reacções de entusiasmo no Alto São Nicolau, Ilha de Madeira, Lombo Tanque, Vila Nova, Monte Sossego, Campim, Espia, Cova, Ribeirinha, Cruz João Évora. Zonas onde o NN acompanhou a operação dos “ninjas”.
Em suma, o NN constatou que as operações do “ninjas” têm surtido efeitos em relação a delinquência juvenil e caçubodis. Pois passamos pelas áreas referenciadas como perigosas, mas não encontramos quaisquer indivíduos…isso leva a crer que a nova forma de combate a criminalidade em São Vicente está a resultar. Pois os “ninjas” aparecem e desaparecem em fracções de segundos nas suas rondas pelos bairros. Ou não fossem…Ninjas.

Sem comentários:

Enviar um comentário